Professores do curso de Biblioteconomia marcam presença no BIREDIAL-ISTEC 2025

Docentes e pesquisadores vinculados ao curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB) participaram ativamente da XIV Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC, realizada presencialmente em Brasília, de 8 a 10 de outubro de 2025. O evento foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e reuniu especialistas de diversos países da América Latina para discutir temas relacionados à comunicação científica, repositórios digitais e políticas de acesso aberto.

A professora Michelli Costa (UnB) atuou como moderadora da Mesa de Discussão 1 – “¿Qué se está haciendo para cambiar la evaluación académica?”, que contou com a participação de Andrea Marín Campos (Universidad de Costa Rica) e Marisa de Giusti (Universidad de la Plata, Argentina).

Além da participação em mesas, o evento contou com a presença de trabalhos vinculados à UnB e ao curso de Biblioteconomia, que obtiveram destaque na premiação final:

  • 1º lugar[394] Organização e Representação da Produção Científica Indígena, de Caroline Periotto, Felipe Arakaki, Luzia Sigoli Fernandes Costa, Luciana de Souza Gracioso e Jair de Jesus Massa.

  • 3º lugar[411] Metadados de proveniência e princípios FAIR em Repositórios de Dados, de Felipe Ivo da Silva e Felipe Augusto Arakaki.

  • 3º lugar[386] Política de preservação digital da biblioteca digital: INFOBIB, de Ana Carolina Simionato Arakaki, Paloma Rayana França da Silva, Joyce Barbosa Gomes, Clara Braz de Almeida e Maria Vitória Alves Barbosa.

Também integraram a programação as apresentações temáticas conduzidas por docentes da FCI/UnB e instituições parceiras. A professora Fernanda Farinelli (UnB) apresentou a palestra “Organização Semântica e Recuperação Inteligente: ontologias como elemento estruturante dos repositórios digitais”, enquanto o professor Dalton Lopes Martins (UnB/IBRAM) participou da mesa redonda “Tecnologias para arquivos e museus”

A presença expressiva da UnB no BIREDIAL-ISTEC 2025 reforça a relevância da pesquisa em organização da informação, repositórios digitais e preservação de dados no âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, além de destacar o protagonismo do curso nas discussões contemporâneas sobre avaliação acadêmica e comunicação científica aberta.

Acessar o conteúdo