Docentes

 
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2004. Em pesquisas de iniciação científica recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 2002 e 2003, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre 2003 e 2004. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP com pesquisa financiada pela FAPESP entre 2005 e 2009. Realizou estágio de doutorado (curta duração) na Universidade de Granada, Espanha, em 2008. Foi consultor da UNESCO no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) entre 2009 e 2010. Pós-doutor em Ciência da Informação pelo IBICT com estágio realizado entre 2010 e 2012. Professor Adjunto na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Universidade de Brasília (UnB), instituição onde também realizou estágio de pós-doutorado financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), entre 2014 e 2016. Faz parte da equipe de editores do E-LIS (International Open Archive of Library and Information Science) no Brasil. Área de atuação: Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação. Temas de interesse: epistemologia da Ciência da Informação, estudos histórico-conceituais em Ciência da Informação, fundamentos da Documentação, da Biblioteconomia e da Arquivologia, documento, diplomática, estudo de usuários, informação em C&T, avaliação de produtos e serviços de informação.
 

dmartins@gmail.com

Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos, organização e representação da informação e aprendizagem de máquina. Tem trabalhado atualmente em pesquisas na interface das áreas de Comunicação e Informação, focando nos fatores e nas condições que favorecem a formação de coletivos inteligentes e pesquisas com aplicações de Ciência de Dados (aprendizagem de máquina e mineração de dados) em problemas envolvendo políticas públicas, mídia e participação social. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan – software livre para a construção social de repositórios digitais – parceria com o Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus

Acesse o Lattes

felipe.arakaki@unb.br

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Paulista – UNESP (2018). Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP/Marília e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Marília. É integrante do Grupo de Pesquisa “Novas Tecnologias em Informação” e do Grupo de Pesquisa “Dados e Metadados”. Áreas de interesse incluem a Ciência da Informação, principalmente nos temas: Representação e organização da informação, Catalogação, Metadados, Interoperabilidade, Padrões de Metadados, Dublin Core, BIBFRAME, Schema.org, Web Semântica, Linked Data e proveniência dos dados (PROV).

 Acesse o Lattes

elmira@unb.br
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990), com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da série Tempus e é editora da revista Tempus, actas e Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

Acesse o Lattes

fernandoc@unb.br

Graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação. Doutorando em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos. Editor pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde planejou e implementou atividades de gestão da informação científica, tecnológica e organizacional e coordenou iniciativa e estratégias de acesso aberto à informação científica. É professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e consultor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Acesse o Lattes

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG, com período sanduíche na State University of New York at Buffalo. Mestrado em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo. Especialista em Banco de Dados pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Bacharela em Ciência da Computação pela PUC Minas. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq “Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem”, “Estudos em Comunicação Jurídica” e “Laboratório de Organização e tratamento da informação”. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de dados, atuando em administração e governança de dados em empresas públicas e privadas. Responsável pelo Projeto OntONeo, uma ontologia para o domínio obstétrico e neonatal. Suas áreas de pesquisa incluem ontologia aplicada, representação e organização da informação, análise de dados, ciência de dados, e processamento e linguagem natural. Participa de projetos de pesquisa, tem várias publicações e apresentações em conferências, além de atuar como parecerista e membro de comitês editoriais. Possui as certificações profissionais CDMP, CBIP, CDP e OCP.
 

fernandam@unb.br

 Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e é Professora Adjunta (DE) na mesma Universidade. É membro do Grupo de Pesquisa Representação e Organização da Informação e do Conhecimento (EROIC), cadastrado no Diretório do CNPq e certificado pela Instituição. É vice-coordenadora do GT2 Organização e Representação do Conhecimento da ANCIB (2013-2014). Atuou como professora assistente efetiva na Universidade Federal de Goiás (UFG), com carga horária de 20 hs. Atuou como Consultora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, desenvolvendo material didático e ministrando cursos sobre o Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER). Ministrou mini-cursos na área de Representação Descritiva sobre os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação Descritiva e Comunicação Científica.

 Acesse o Lattes

fernanda.s.monteiro@gmail.com

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2005). Experiência e pesquisa em Arquitetura da Informação, Representação da Informação, Repositórios digitais e objetos de aprendizagem. Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília da área de Organização e Tratamento da Informação. Atua no planejamento e organização unidades de informação digitais e na produção de objetos de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

Acesse o Lattes

greycilins@gmail.com

Doutoranda em Ciência da Informação e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bibliotecária pela Universidade de Brasília com experiência em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Information Literacy (competência informacional), Arquitetura da informação, Ensino a Distância, Ciência da Informação, Sistemas de Informação, Gestão da Informação e do Conhecimento..

Acesse o Lattes

jleiro@unb.br

Doutor em Ciência da Informação (UnB), Mestre em Biblioteconomia e Documentação (UnB) com graduação em Processamento de Dados (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Científica (PPGCInf/UnB) atuando em atividades relacionadas com comunicação científica (produção, colaboração, fluxo da informação etc) nas comunidades científicas das áreas de informação da região ibero-americana utilizando as metrias da informação e a análise de redes sociais, . Editor da base de dados bibliográfica ABCDM (artigos e trabalhos científicos brasileiros das áreas de informação: Arquivologia. Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia). Atuou em vários níveis de extensão universitária na UnB (1999-2015) e como analista de sistemas na BINAGRI/CENAGRI (1982-1984), SERPRO (1984-1985) e IBICT/CNPq (1985-1996). Ministra disciplinas relacionadas com bases de dados bibliográficos (graduação), metrias da informação (graduação) e comunicação científica (pós-graduação).

Acesse o Lattes

jmmaricato@gmail.com

 Pós-doutorado na Universidade de Brasília sob tutoria da Profa. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller. Realizou atividades de pesquisa na Universidade da Califórnia (UCR). Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (2010), onde recebeu o Prêmio Tese destaque USP da área de Ciências Sociais Aplicadas. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Foi editor da revista Comunicação & Informação (UFG) entre 2012 a 2016. Revisor dos periódicos Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Anales de Documentación, Transinformação, Revista em Questão, Brazilian Journal of Information Science: Research Trends e Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Avaliador ad hoc da Editora da Universidade de São Paulo. Professor adjunto na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UNB), atuando em nível de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF/UNB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Foi coordenador do curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Informação na UFG (2012 a 2016). Atua, especialmente, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Comunicação & Informação; Comunicação e divulgação da ciência; Construção de indicadores; Métodos e Técnicas Bibliométricas, Cientométricas e Almetricas; Estudo de relações entre Ciência e Tecnologia; Internacionalização da ciência; Avaliação de programas de Pós-Graduação; e, Estudos interdisciplinares em Ciência da Informação.

Acesse o lattes

kelleycristinegasque@hotmail.com

Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília; especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília; graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília. Exerceu as funções de bibliotecária e, posteriormente, de assessora dos núcleos tecnologia da Informação e psicopedagógico (2º ao 5º ano) no Colégio Marista de Brasília durante 11 anos. Projetou e coordenou o Centro de Recursos de Aprendizagem do Colégio Marista de Brasília. Premiada com convites para participar dos programas de intercâmbios: International Visitor Program, Bureau of Educational and Cultural Affairs, BECA, USA e Secondary School Educators Study Tour Program, no Japão, pela Japan Fundation. Prestou consultoria em Educação a Distância para PUCPR. Atualmente, é professora adjunta da Universidade de Brasilia. Possui experiência nas áreas de ciência da informação e educação, com ênfase em comportamento informacional (busca e uso da informação), metodologia científica, aprendizagem, letramento informacional, mídia e educação, pensamento reflexivo, ética, incentivo à leitura, biblioteca escolar e literatura.

Acesse o Lattes

marciobdsilva@unb.br

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de Processamento de Dados e de Representação e Organização do Conhecimento, atuando principalmente nas seguintes temáticas: organização da informação (com ênfase em sistemas de classificação bibliográfica e taxonomias facetadas/multidimensionais); metadados; modelagem conceitual, banco de dados; arquitetura da informação (com ênfase em representação e organização da informação); design de interface; usabilidade; automação de biblioteca; biblioteca digital; repositório digital; e software livre. Membro dos grupos de estudos: “G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação” (UFBA), “Biblioteca Digital” (UnB), “Competência em Informação e Populações Vulneráveis” (UnB) e Laboratório de Ecossistemas Informacionais (LEI – IBICT).

Acesse o Lattes

mcvictorino@unb.br

Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Unb. Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1988), graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, sistemas de apoio à decisão, linguagens de programação, banco de dados, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços.

Acesse o Lattes

mdebrito@unb.br

Marcílio de Brito é graduado em Química pela Universidade de Brasília (1982), Master em Sciências da Informação e da Comunicação pela Université Lumière Lyon II – França (1987) e doutorado (PhD) em Informática Documentária pela Universidade Claude Bernard Lyon I – França (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, bibliometria e infometria, revistas eletrônicas, gestão da informação e informação em C&T.

Acesse o Lattes

michelli@unb.br

Doutora e mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: dados de pesquisa, ciência aberta, acesso aberto, bibliotecas digitais e repositórios institucionais, política editorial, comunicação científica e revistas científicas. É Professora Adjunta do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Foi editora pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science de 2012/2014 (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi bolsista e consultora do IBICT em projetos de acesso aberto entre 2011 e 2014. 

Acesse o Lattes

rita.caribe@gmail.com

Professora Adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília a partir de janeiro de 2013. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Aposentada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) (2012). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: informação ambiental, sistema de informação ambiental, planejamento de sistemas de informação, vocabulário controlado e linguagens documentárias. (Texto informado pelo autor)

Acesse o Lattes

ailton.feitosa@gmail.com

2023 – Especialista em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2021 – Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera. 2019 – Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Centro de Estudos Avançados e Tecnologia. 2016 – Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. 2016 – Advogado OAB/DF. 2005 – Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. 1999 – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. 1993 – Especialista em Análise de Sistemas pela Escola Nacional de Administração Pública. 1988 – Licenciado em Química pela Universidade Católica de Brasília. Interesses de docência e pesquisa: Arquitetura da Informação, Bibliotecas Digitais; Web Semântica; Organização e Representação da Informação; Recuperação da Informação; Representação do Conhecimento; Terminologia e Indexação; Sistemas de Informação Legislativa; Direitos Humanos; Direito de Família; Direito Trabalhista; Direito Previdenciário. Participa do grupo de pesquisa Bibliotecas Digitais (BD), na Faculdade de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.

 Acesse o Lattes

alberthsantana@gmail.com

É doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG, 2021), com estágio de doutorado sanduíche em Health Information Science na Western University, no Canadá (como participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes); mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG; especialista em Gestão de documentos pelo AVW Faculdade Integrada. É bibliotecário graduado pela Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG). É servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), onde atua como bibliotecário de referência. Coordena projetos de pesquisa e extensão com ênfase no protagonismo juvenil na ciência.

 Acesse o Lattes

Pular para o conteúdo