Biblioteconomia na UnB
A história da Graduação em Biblioteconomia na UnB inicia-se em 1962, ano da fundação do Curso. Desde então, o Curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competência técnica e acadêmica. As reformulações curriculares têm sido constantes, com o objetivo de construir um currículo em sintonia com os acontecimentos sociais, políticos, históricos e científicos do país. Além disso, ao longo desse percurso, seu corpo docente busca capacitação em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade.
Criação da Faculdade de Biblioteconomia da UnB (1962-1967)
Criação da Faculdade de Biblioteconomia da UnB: 1962-1967 relata os primeiros anos da história do Curso de Biblioteconomia na UnB e faz parte do projeto UnB 50 anos da Universidade de Brasília.
Sua realização no âmbito da disciplina Seminário: Encontro de Saberes, sobre as personalidades que, ao longo dos anos, construíram o Curso de Biblioteconomia, contou com a participação de ex-professores e pesquisadores. Esses encontros [de saberes] semanais proporcionaram muitas realizações pessoais, reencontros e a compreensão dos fundamentos e valores que os nossos professores bibliotecários testemunharam nos primeiros anos do ensino da Biblioteconomia nesta Universidade e transmitiram a cada um de nós.
Foi uma oportunidade singular e grandiosa podermos iniciar o processo de construção dessa Memória, visando resgatar o esforço dos nossos antecessores na criação da Faculdade de Biblioteconomia, muitas vezes esquecidos, como se a Biblioteconomia fosse menor que a Ciência da Informação, sem considerar que ela é a sua base, seu alicerce, seu fundamento.
Trechos do livro Criação da Faculdade de Biblioteconomia da UnB (1962-1967), organizado pela Professora Maria Alice Guimarães Borges e pelo Professor Marcilio de Brito. Para saber mais, acesse.