O Curso

Bem vindo ao site oficial do Curso de Biblioteconomia da FCI

Objetivos do Curso

O Currículo vigente do Curso de Graduação em Biblioteconomia, em nível de Bacharelado, tem por objetivo formar bibliotecários que venham a se constituir em profissionais da informação habilitados para o exercício de sua missão social. Assim, a concepção curricular segue as seguintes diretrizes elaboradas pelos docentes:

- oferecer um meio ambiente de imersão integral nas tecnologias da informação, enquanto instrumentos convencionais da ação profissional do bibliotecário;

- caracterizar a informação como todo conhecimento humano inscrito sob qualquer forma, e considere a gestão desses recursos do universo da informação far-se-á independentemente de sua origem, de seu suporte material e de sua instituição depositária;

O Profissional

 O profissional formado em biblioteconomia estará apto a trabalhar com a informação, independente do espaço no qual ela se insere. Poderá atuar em centros de informação, institutos de pesquisas, bibliotecas, videotecas, provedores de informação, empresas, pinacotecas, bancos, museus, centros culturais, hemerotecas, entre outros. Assim, o mercado de trabalho abrange a área pública (poderes executivo, legislativo e judiciário), bem como os diferentes setores produtivos (setor bancário, telecomunicações, setor agrícola, setor têxtil, saúde..). Além disso, um dos mercados emergentes volta-se para o profissional autônomo.

O mercado de trabalho é amplo e continua em expansão. Em decorrência disso, a atualização profissional precisa ser constante. De forma geral, o mercado de trabalho exige profissionais comunicativos e criativos, com boa formação acadêmica, capazes de analisar e recuperar informações em diferentes idiomas, aptos para o uso de diferentes recursos da informática e capazes de oferecer produtos informacionais de forma rápida, precisa e adequados às necessidades informacionais do cliente.

 
 
O termo "Biblioteconomia" deriva do termo biblioteca que é composto por biblio (livro) e theke (caixa), formação esta que evidencia a concepção de biblioteca enquanto caixa de livros. Talvez por esse fato, o grande público associe o termo "Biblioteconomia" aos livros, à biblioteca, às técnicas empregadas e aos serviços prestados no âmbito desta instituição.
 
 Todavia, já há algumas décadas, a área vem trabalhando com a informação independentemente de seu suporte físico (discos, patentes, cds, vídeos, anais de congressos, manuscritos, cartazes, fotografias, histórias em quadrinhos, mapas, relatórios técnicos...) e da instituição que a possui. Assim, o objeto de estudo, as pesquisas, as atividades profissionais e o ensino na área deslocaram-se, historicamente, do eixo livro (suporte) para informação (conteúdo), do controle do acervo de uma biblioteca para o acesso à informação por meio de canais de comunicação "formais" (documentos) e "informais" (pessoas, redes eletrônicas, colégios invisíveis).
 
Uma definição proposta pela ALA (American Library Association), em 1992, afirma que o caráter essencial da Biblioteconomia e da Ciência da Informação volta-se para a informação e o conhecimento registrado ou registrável, bem como para os serviços e tecnologias para habilitar sua gestão e uso, abrangendo a criação, comunicação, identificação, seleção, aquisição, organização e descrição, armazenagem e recuperação, preservação, análise, interpretação, avaliação, síntese, disseminação e gestão da informação e do conhecimento.
 
De forma geral, os conteúdos lecionados nos mais de trinta cursos de graduação brasileiros em Biblioteconomia e em Ciência da Informação aproximam-se da definição explicitada acima. Entre esses cursos podemos citar o da Universidade de Brasília (UnB).
 
A história da graduação em Biblioteconomia na UnB, inicia-se em 1962, ano da fundação do curso. Desde período até os dias de hoje, o curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competência técnica e acadêmica; as reformulações curriculares têm sido constantes com o objetivo de construir um currículo em sintonia com os acontecimentos sociais, políticos, históricos e científicos do país. Além disso, ao longo deste percurso, seu corpo docente buscou capacitação em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade.
 
Por todos esses fatos, o curso de Biblioteconomia da UnB é um melhores do país. Recebe semestralmente, não só alunos brasileiros das diferentes regiões, como também alunos provenientes de outros países.