Dalton Lopes martins

Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos, organização e representação da informação e aprendizagem de máquina. Tem trabalhado atualmente em pesquisas na interface das áreas de Comunicação e Informação, focando nos fatores e nas condições que favorecem a formação de coletivos inteligentes e pesquisas com aplicações de Ciência de Dados (aprendizagem de máquina e mineração de dados) em problemas envolvendo políticas públicas, mídia e participação social. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus

Elmira Luzia Melo Soares Simeão

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990), com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da série Tempus e é editora da revista Tempus, actas e Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

 

Acesse o Lattes

Fernanda de Souza Monteiro

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2008). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2005). Experiência e pesquisa em Arquitetura da Informação, Representação da Informação, Repositórios digitais e objetos de aprendizagem. Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília da área de Organização e Tratamento da Informação. Atua no planejamento e organização unidades de informação digitais e na produção de objetos de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

Acesse o Lattes

Fernando César Lima Leite

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Graduado em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação. Doutorando em Ciência da Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes tópicos: gestão da informação e do conhecimento científico, biblioteconomia, planejamento e implementação de serviços de informação em C&T em ambiente digital, comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto e repositórios institucionais, periódicos científicos eletrônicos. Editor pelo Brasil do E-LIS Eprints in Library and Information Science (repositório temático internacional da produção científica em Ciência da Informação). Foi analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) onde planejou e implementou atividades de gestão da informação científica, tecnológica e organizacional e coordenou iniciativa e estratégias de acesso aberto à informação científica. É professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e consultor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

 

Acesse o Lattes

Fernanda Passini Moreno

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e é Professora Adjunta (DE) na mesma Universidade. É membro do Grupo de Pesquisa Representação e Organização da Informação e do Conhecimento (EROIC), cadastrado no Diretório do CNPq e certificado pela Instituição. É vice-coordenadora do GT2 Organização e Representação do Conhecimento da ANCIB (2013-2014). Atuou como professora assistente efetiva na Universidade Federal de Goiás (UFG), com carga horária de 20 hs. Atuou como Consultora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, desenvolvendo material didático e ministrando cursos sobre o Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas (SEER). Ministrou mini-cursos na área de Representação Descritiva sobre os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação Descritiva e Comunicação Científica.

 

Acesse o Lattes

Greyciane Souza Lins

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Doutoranda em Ciência da Informação e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bibliotecária pela Universidade de Brasília com experiência em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Information Literacy (competência informacional), Arquitetura da informação, Ensino a Distância, Ciência da Informação, Sistemas de Informação, Gestão da Informação e do Conhecimento..

 

Acesse o Lattes

Jayme Leiro Vilan Filho

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Professor Adjunto da Universidade de Brasília (1996-) com doutoramento em Ciência da Informação (UnB 2006-2010), mestrado em Biblioteconomia (UnB 1989-1992) e graduação em Processamento de Dados (UnB 1979-1982). Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com atuações profissionais na BINAGRI (1982-1984) e IBICT (1985-1996), atuando principalmente com automação de biblioteca, base de dados bibliográficos e periódicos científicos, além de atividades de coordenação de serviço de bases de dados (periódicos, teses, eventos entre outras) e redes de bibliotecas (CCN, Teses e ISSN). Participa do Grupo de Pesquisa de Comunicação Científica atuando em atividades relacionadas com autoria múltipla (coautoria) em artigos de periódicos científicos nas áreas de informação. Coordena e ministra cursos de extensão relacionadas com tecnologias da informação aplicadas a editoração, sistemas gerenciadores de bases de dados, redes de informação, digitalização de teses, INTERNET, recuperação da informação e automação de bibliotecas.

 

Acesse o Lattes

João de Melo Maricato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Pós-doutorado na Universidade de Brasília sob tutoria da Profa. Dra. Suzana Pinheiro Machado Mueller. Realizou atividades de pesquisa na Universidade da Califórnia (UCR). Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), onde recebeu o Prêmio Tese destaque USP da área de Ciências Sociais Aplicadas. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Foi editor da revista Comunicação & Informação (UFG) entre 2012 a 2016. Revisor dos periódicos Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Anales de Documentación, Transinformação, Revista em Questão, Brazilian Journal of Information Science: Research Trends e Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Avaliador ad hoc da Editora da Universidade de São Paulo. Professor adjunto na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UNB), atuando em nível de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF/UNB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Foi coordenador do curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Informação na UFG (2012 a 2016). Atua, especialmente, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Comunicação & Informação; Comunicação e divulgação da ciência; Construção de indicadores; Métodos e Técnicas Bibliométricas, Cientométricas e Almetricas; Estudo de relações entre Ciência e Tecnologia; Internacionalização da ciência; Avaliação de programas de Pós-Graduação; e, Estudos interdisciplinares em Ciência da Informação.

 

Acesse o lattes

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília; especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília; graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília. Exerceu as funções de bibliotecária e, posteriormente, de assessora dos núcleos tecnologia da Informação e psicopedagógico (2º ao 5º ano) no Colégio Marista de Brasília durante 11 anos. Projetou e coordenou o Centro de Recursos de Aprendizagem do Colégio Marista de Brasília. Premiada com convites para participar dos programas de intercâmbios: International Visitor Program, Bureau of Educational and Cultural Affairs, BECA, USA e Secondary School Educators Study Tour Program, no Japão, pela Japan Fundation. Prestou consultoria em Educação a Distância para PUCPR. Atualmente, é professora adjunta da Universidade de Brasilia. Possui experiência nas áreas de ciência da informação e educação, com ênfase em comportamento informacional (busca e uso da informação), metodologia científica, aprendizagem, letramento informacional, mídia e educação, pensamento reflexivo, ética, incentivo à leitura, biblioteca escolar e literatura.

 

Acesse o Lattes

Marcílio de Brito

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Marcílio de Brito é graduado em Química pela Universidade de Brasília (1982), Master em Sciências da Informação e da Comunicação pela Université Lumière Lyon II - França (1987) e doutorado (PhD) em Informática Documentária pela Universidade Claude Bernard Lyon I - França (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, bibliometria e infometria, revistas eletrônicas, gestão da informação e informação em C&T.

 

Acesse o Lattes

Marcio Victorino

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Unb. Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1988), graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1994), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2001) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, sistemas de apoio à decisão, linguagens de programação, banco de dados, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços.

 

Acesse o Lattes

Márcio Bezerra da Silva

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (início 2012). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Técnica Virgínia Patrick-RJ (1996). Experiência e formação na área de Processamento de Dados (Computação). Atualmente se dedicando a direcionar e utilizar tal experiência na Educação (ensino), Ciência da Informação e áreas afins. Interesse por Tecnologias; Banco de Dados; Arquitetura da Informação e Usabilidade; Educação a Distância (EAD); Representação, Organização e Recuperação da Informação. Membro dos grupos de estudos Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação (LORPUI) - UFPB; e G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação - UFBA. (Texto informado pelo autor)

 

Acesse o Lattes

Marília Augusta de Freitas

Dados do professor ausentes

Michelli Pereira da Costa

Dados do professor ausente

Murilo Bastos da Cunha

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

É professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Fez mestrado em Administração de Bibliotecas na Universidade Federal de Minas Gerais e doutoramento na Universidade de Michigan (EUA). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Entre as atividades exercidas na Universidade de Brasília estão as de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central. Publicou: Uso de informações científicas e técnicas no Brasil, com Victor Rosenberg (1983), Bases de dados e bibliotecas brasileiras (1984), Documentação de hoje e de amanhã, com Jaime Robredo (1986 e 1994), Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia (2001); Dicionário de biblioteconomia e arquivologia (2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários, biblioteca universitária e tecnologia da informação. É colunista dos blogs: A Informação [http://a-informacao.blogspot.com/] e Infohome [http://www.ofaj.com.br/colunistas.php?cod=27].

 

Acesse o Lattes

Rita de Cássia do Vale Caribé

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Professora Adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília a partir de janeiro de 2013. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), Mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Aposentada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) (2012). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: informação ambiental, sistema de informação ambiental, planejamento de sistemas de informação, vocabulário controlado e linguagens documentárias. (Texto informado pelo autor)

Acesse o Lattes

Rodrigo Rabello da Silva

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2004. Em pesquisas de iniciação científica recebeu financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 2002 e 2003, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre 2003 e 2004. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP com pesquisa financiada pela FAPESP entre 2005 e 2009. Realizou estágio de doutorado (curta duração) na Universidade de Granada, Espanha, em 2008. Foi consultor da UNESCO no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) entre 2009 e 2010. Pós-doutor em Ciência da Informação pelo IBICT com estágio realizado entre 2010 e 2012. Professor Adjunto na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Universidade de Brasília (UnB), instituição onde também realizou estágio de pós-doutorado financiado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), entre 2014 e 2016. Faz parte da equipe de editores do E-LIS (International Open Archive of Library and Information Science) no Brasil. Área de atuação: Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação. Temas de interesse: epistemologia da Ciência da Informação, estudos histórico-conceituais em Ciência da Informação, fundamentos da Documentação, da Biblioteconomia e da Arquivologia, documento, diplomática, estudo de usuários, informação em C&T, avaliação de produtos e serviços de informação.
 
Lattes:
 
Acesso a publicações:

Simone Bastos Vieira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1980) , mestrado pela Universidade de Brasília (1984) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid (1994) . Atualmente é BIBLIOTECARIA do Senado Federal Subsecretaria de Bilioteca, PROFESSOR ADJUNTO da Universidade de Brasília e Membro do Federação Internacional de Bibliotecas e Bibliotecários. Tem experiência na área de Ciência da Informação , com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indexacao Automatica, Informacao Juridica, Logico-Linguistica.

 

Acesse o Lattes